Bacia hidrográfica: É um conjunto de rios formados por seu rio principal, seus afluentes e sub-afluentes. Toda bacia hidrográfica leva o nome de seu rio principal. ex.: bacia amazônica(rio amazonas). O regime de formação das bacias podem ocorrem de três tipos:
•Pluvial: formado pela chuva;
•Nival: formado pelo derretimento de uma geleira
•Misto: quando possui as duas formas. Todas as bacias brasileiras possuem o regime pluvial, menos a amazônica, pois ela nasce na Cordilheira dos Andes e é encurralada pela chuva, sendo assim, seu regime é misto.
Drenagem: significa para onde o rio vai correr, pode ser: exorreica-quando vai para o mar ou endorreica-quando vai para o inteiror do continente e acaba numa depressão. Todas as bacias brasileiras são exorreicas.
Relevo: O rio(bacia) pode ser de planalto ou planície, geralmente o de planalto é bom para gerar energia e o de planície é bom para navegações. No Brasil existem 2 bacias de planícies: planície amazônica e do pantanal; as demais são de planaltos (mas podem ter partes que sejam de planície).
Abastecimento das bacias: Perene é uma bacia que não seca e intermitente é a que seca. Todas as bacias brasileiras são perenes, exceto a secundária do nordeste.
Foz: É onde o rio termina e pode ser de três formas são elas: estuário, quando deságua um braço só; delta, quando ramifica em dois ou maia braços e mista, quando possui as duas formas.
Todas as bacias brasileiras têm a foz do tipo estuário com exceção da bacia amazônica, tendo sua foz mista.
Observações:
•A maior bacia do mundo é a amazônica, mas a genuína que está localizada no brasil é a Tocantins-araguaia.
•A bacia que tem o maior potencial em gerar energia é a bacia amazônica, mesmo sendo uma bacia de planície.
•O maior potencial aproveitado é a Bacia do Paraná, onde tem a usina de Itaipu, a maior usina hidrelétrica brasileira, sendo uma usina binacional.
Vídeos utilizados:
https://youtu.be/lJQMEH24l9w
https://youtu.be/gZph9ax8Xpg
https://youtu.be/ZxcV5LFi7JI
Exercícios:
1) A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:
a) o conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.
b) a área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.
c) o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água baixa.
d) o aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.
e) o lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes.
Resposta:
a) Verdadeiro
b) Falso
c) Falso
d) Falso
e) Falso
2) Com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica do mundo, compreendendo porções dos territórios do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil. Possui grande potencial de navegação, e seus rios principais são: Huallaga, Napo, Xingu, Negro, entre tantos outros.
Essas características são da bacia hidrográfica:
a) São Francisco
b) Tocantins-Araguaia
c) Parnaíba
d) Amazônica
e) Paraná
Resposta:
Letra d, a bacia hidrográfica Amazônica é a maior do mundo. Sua extensão é de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados, compreendendo áreas do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil. Suas características (desnível suave e progressivo) são propícias para navegação. Entre os principais rios que formam essa bacia de drenagem estão: Huallaga e Napo (no Peru), Xingu, Negro, Tapajós, etc. (no Brasil).
3) Quais são os elementos estruturais presentes nas bacias hidrográficas e responsáveis pela captação e drenagem das águas superficiais para o subsolo, processo durante o qual os recursos hídricos passam por filtragem, acrescendo também sais minerais à água, transformando-se, portanto, em grandes reservatórios subterrâneos com grandes volumes de água potável, que, no entanto, não estão livres de contaminação?
Respostas:
Aos sistemas aquíferos, porque os reservatórios subterrâneos de captação, armazenamento e filtragem da água são conhecidos como aquíferos, a exemplo dos aquíferos Guarani e de Alter do Chão.
Alunos: Camily França, Dayane Martins, Geovana Alexandre, Julia Emerick, Sara Camila e Taissa Oliveira.
Turma: 1006.
Professores: Adriana e Tatiana.




Comentários
Postar um comentário